De acordo com um balanço realizado pelo banco suíço UBS, foram reveladas perspectivas favoráveis a respeito do controle da pandemia do coronavírus no Brasil em decorrência do bom andamento da vacinação contra a doença. O Banco disse que existem indicativos que comprovam que apenas a primeira dose da vacina já é capaz de diminuir as internações em hospitais, e também as mortes.
O dados do relatório permitem deduzir que qualquer dose da vacina diminui em 78% a possibilidade de internação. Já a segunda dose reduz em 92% a evolução para os casos mais graves da doença.
De acordo com os números do levantamento, 92% dos brasileiros acima de 60 anos já tomaram pelo menos uma dose, e 59% tomaram as duas.
A projeção do UBS é que se vacinação atingir no mínimo 80% do planejado, é possível que até o fim do próximo mês, 85% das pessoas com mais de 30 anos recebam pelo menos uma dose do imunizante.
Caso isso se concretize, o banco acredita em uma possível retomada da normalidade na economia já em setembro, mês em que a cobertura com a segunda dose já estaria acima de 80%.