A Organização Não Governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgou seu relatório anual das cidades mais violentas do mundo. A listagem, com 50 cidades espalhadas pelo planeta, tem 10 localidades brasileiras, sendo nove no Nordeste.
O ranking leva em consideração a taxa de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. As cidades brasileiras incluídas na edição deste ano são Mossoró-RN, Salvador-BA, Manaus-AM, Feira de Santana-BA, Vitória da Conquista-BA, Natal-RN, Fortaleza-CE, Recife-PE, Maceió-AL e Teresina-PI. Apenas Manaus está fora do Nordeste.
Entre as cidades brasileiras, Mossoró é mais violenta, estando na 11ª colocação geral, com taxa de 63,21 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O top três brasileiro é composto por Salvador, que está na 19ª posição geral do ranking, com taxa de 56,68 e Manaus, que está em 21º geral, com 50,66 de taxa.
A Paraíba, felizmente, não tem nenhuma representante na lista. Mas é preocupante ver que capitais vizinhas, como Recife, Natal, Fortaleza, Maceió, Salvador e Teresina estão na listagem, deixando o estado ‘cercado’.
O México lidera o ranking das cidades mais violentas do mundo, com 16 cidades na lista. Na segunda posição aparece o Brasil com 10. Os Estados Unidos e a Colômbia têm 7 cidades cada; a África do Sul tem 4; Honduras tem 2; e Porto Rico, Haiti, Equador e Jamaica têm uma cidade cada.
Veja o ranking completo:
Por Polêmica Paraíba