“Narrativa inexistente”, diz Rogério Marinho sobre orçamento secreto para emendas

EMAIL

ARQUIVO

O ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho, afirmou nesta terça-feira (8) que a acusação da existência de um orçamento secreto para emendas parlamentares é uma “narrativa inexistente”.

“Não vejo nada de secreto em uma votação feita nas duas Casas, após os crivo da Comissão Mista de Orçamento”, afirmou o ministro durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.

O ministro foi questionado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) sobre reportagem do jornal O Estado de São Paulo dizendo que o governo federal teria montado um “orçamento secreto” ou “paralelo” para distribuir emendas do tipo RP9 (emendas de relator) a congressistas e assim negociar apoio de deputados e senadores.

Segundo o jornal, parte dessas verbas foi usada para comprar tratores com valores superfaturados por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), estatal ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

O ministro contestou a acusação. “As emendas estão dentro do orçamento em função da iniciativa do parlamento. Nós [do Executivo] temos a responsabilidade de execução“, disse.

Complementou que, em 2019, o “parlamento brasileiro inovou ao criar um novo localizador chamado RP9“. Reiterou que a criação desse tipo de emenda não foi projeto do Governo Federal.

Sobre a suposta compra superfaturada de tratores por meio da Codevasf, o ministro afirmou que “nenhuma das compras foram efetuadas“. Disse que o preço do trator está inflacionado por causa de uma falta do veículo no mercado.

Leilões 

O ministro afirmou que o governo quer realizar 2 leilões de saneamento ainda em 2021. Disse que o próximo será no Amapá, cujo valor é de R$ 3,12 bilhões.

Afirmou que o Brasil precisa de R$ 700 bilhões em investimentos para alcançar o saneamento básico para toda a população. No atual ritmo de investimentos, segundo o ministro, o país levará 100 anos para alcançar a meta.

Por Poder 360

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima