t

Museu Histórico de Acari/RN abre exposição da ‘Vida e Obra do Maestro Felinto Lúcio Dantas’

EMAIL

A solenidade de abertura da exposição: ‘Vida e Obra de Felinto Lúcio Dantas‘, no Museu Histórico de Acari/RN aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (05).

A exposição aborda a história percorrida por Felinto Lúcio Dantas diante as suas obras em músicas sacras, dobrados e valsas, que são destaques em Acari, Seridó e a nível Nacional.

Estiveram presentes no evento, o coordenador de cultura do município Adriano Campelo, Prefeito municipal Fernando Antônio, subsecretária de educação Luzineide de Sousa e Adriana Dantas – neta de Felinto Lúcio.

O coordenador cultural Adriano Campelo exaltou a simplicidade do maestro Felinto Lúcio para compor suas obras.

“Um agricultor, humilde, pobre e rico. Rico pois foi um dos maiores homens dessa terra. Toda sua inteligência em compor suas obras. Com toda sua simplicidade e retirou da sua vida simples, a expiração para compor músicas sacras, dobrados e valsas, mazurca e outras composições”, destaca Campelo.

Adriana Dantas ressalta quem era seu Avô, Felinto Lúcio Dantas. “Vovô era um homem simples, amava muito Acari, era muito devoto de Nossa Senhora da Guia. E em nome de toda a nossa família, agradeço pela linda homenagem”, finaliza Adriana.

O prefeito Fernando, conhecedor da vida histórica de Felinto, relata a grandiosidade que são suas obras.

“Uma das personalidades marcantes da nossa história, o Maestro Felinto Lúcio Dantas. De uma genialidade ímpar, pela simplicidade, pela grande das suas obras, compões talvez o maior acervo sacro individual desse País. E Felinto foi servidor da Prefeitura Municipal de Acari. E nesta condição numa época, era secretário, e como secretário foi prefeito interino da cidade por um período”.

“E aqui nesta cidade, que é a cidade do seu nascimento, evidentemente sendo a querida cidade de Carnaúba dos Dantas aquela época um distrito da cidade de Acari. Mas aqui, Felinto fincou raízes realmente profundas, pelas amizades, pela filarmônica, pela vida de servidor e prefeito que teve”.

“E todos nós, colaboradores e colegas de trabalho, nos sentimos privilegiados vivendo esse momento, momento de homenagear o maestro, o momento de revigorar a visibilidade de sua obra, momento de estimular que outros, com tantos talentos também se apresentem para a música, as artes em geral”, destaca Fernando.

O coordenador Adriano Campelo, conduzirá um circuito de lives onde entrevistará personagens e artistas locais, será o “Cultura ao Meio Dia”, nas redes sociais da prefeitura de Acari (facebook e youtube).

Veja a live de abertura:

A exposição ficará disponível no Museu Histórico de Acari, de forma guiada, com o número de pessoas reduzido, tomando todos os cuidados e seguindo todo o protocolo de segurança. O horário será das 7hs até às 11hs pela manhã e a tarde das 13hs às 17hs, de segunda a sexta-feira. Aos sábados das 7hs às 11hs.

Já no dia 15 de agosto, após o enceramento da festa de Nossa Senhora da Guia, acontecerá a apresentação do espetáculo da ‘Vida e Obra de Felinto Lúcio Dantas’, que será cantada pelo coral Amália Rodrigues de Carvalho e Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima