Pesquisar
Close this search box.

Movimento que ocupou terreno do Diário de Natal culpa Governo do PT por invasão

EMAIL

ARQUIVO

Defendido por integrantes do PT, o Movimento de Luta nos Bairros, Vila e Favelas (MLB), autor da “invasão/ocupação” no terreno do antigo jornal Poti/Diário de Natal, ocorreu devido a não conclusão do projeto “Pró-Moradia”, do Governo do Estado. A gestão Fátima Bezerra se defendeu e culpou a administração Jair Bolsonaro. 

A informação foi divulgada em entrevista da Tribuna de Norte com Bianca Soares, de 23 anos, uma das líderes do Movimento. Segundo ela, devido a falta de infraestrutura da primeira ocupação e sem as casas do governo construídas, acabam tendo que buscar um novo lugar. A espera pela moradia começou em 2021 e segue sem previsão de entrega.

Minutos antes, a deputada federal Natalia Bonavides, pré-candidata a prefeita de Natal pelo PT, se manifestou no início da noite de hoje (29). Por meio de nota, Natalia afirmou que acha “impressionante” a falta de humanidade de quem ataca o grupo do MLB. 

“A Moradia é um direito fundamental que vem sendo negado para uma parte da população natalense. Não é possível nenhum desenvolvimento se não há nenhum esforço para assegurar que as pessoas tenham um teto para morar com dignidade. As pessoas que viviam na ocupação Emmanuel Bezerra estavam sendo submetidas a situações degradantes, marcadas pelo calor extremo e inundações, e por isso é fundamental que essas famílias sejam direcionadas para uma política pública que assegure os seus direitos”, afirmou a deputada. 

“Acho impressionante a falta de humanidade de quem simplesmente ataca as pessoas que não têm onde morar, e nunca têm a mesma firmeza pra defender esses trabalhadores”, acrescentou a deputada. 

NOTA

O Governo do Estado aguarda tramitação de processo na Caixa Econômica Federal para dar continuidade ao Pró-Moradia, e iniciar a construção das casas em um terreno localizado no bairro Planalto, em Natal, que corresponde a um dos contratos da ação. O programa foi interrompido porque a gestão anterior do governo federal deixou de efetuar os repasses financeiros previstos, afetando diretamente o cumprimento dos prazos firmados com movimentos sociais como o MLB e Prefeitura de Natal.

Os repasses federais foram rapactuados já na atual gestão federal, após empenho do ente estadual para resgatar o contrato e devolver dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade, numa força-tarefa entre os jurídicos do Governo do Estado, da Caixa Econômica e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O Governo do RN chegou a antecipar sua contrapartida na execução das obras do Pró-Moradia, no estado, enquanto atuava para que gestão federal cumprisse o contrato e liberasse os recursos. O entrave gerado pela gestão federal anterior trouxe efeito direto ao custo final de cada imóvel, incidindo no aumento do valor final das unidades.

Portal da 96 FM

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima