Mossoró confirma perda de quase 5 mil doses da vacina Pfizer

EMAIL

ARQUIVO

A Secretaria de Saúde de Mossoró confirmou nesta terça-feira (28) a perda de 4.782 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Os imunizantes passaram do prazo de validade após o descongelamento e não podem mais ser utilizadas.

O coordenador do programa municipal de imunização, Etevaldo de Lima, explicou que após o descongelamento as vacinas devem ser aplicadas em até 31 dias.

“Público nós temos. O que está faltando é parte desse público buscar a vacinação contra a covid. Nós usamos de todas as estratégias, pontos extras de vacinação, vacinamos de domingo a domingo, porém a população não quer”, disse Etevaldo.

O g1 procurou a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, mas não recebeu posicionamento sobre o assunto até a última atualização desta matéria.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró – a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte – o número de pessoas com a D3 em atraso é de 8.127. Em relação a D2 o número é ainda maior, são 11.280 pessoas que ainda não procuraram os pontos de vacinação para dar continuidade ao esquema.

O coordenador disse ainda que outros imunizantes correm o mesmo risco de serem descartados por terem excedido os prazos de conservação estipulados na bula.

No caso da vacina Coronavac, após aberto o frasco, as doses devem ser aplicadas em até 8 horas. E para Astrzeneca, o prazo de aplicação após aberto o frasco é de 48 horas.

Segundo a secretaria, o próximo lote da Pfizer com cerca de 7 mil doses, se vence no dia 15 de janeiro.

“A estratégia é facilitar o acesso. Praticamente em todos os cantos da cidade nós estamos colocando pontos de vacinação. Então tem vacina no município, tem local pra se vacinar. O que realmente está faltando é uma parte dessa população que necessita da proteção contra covid, buscar se imunizar”, reforçou o coordenador.

Pontos de vacinação

Nesta terça-feira (28), a população pode procurar uma das 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na zona urbana e rural, para receber a vacina contra a Covid 19. Nas unidade é necessário fazer agendamento.

Além das UBSs,a secretaria de saúde disponiliza ainda um ponto de vacinação na galeria Oitava Rosado Mall, localizada na Avenida João da Escossia, bairro Nova Betânia. O ponto funciona das 12h às 20h.

Em todos os pontos de vacinação são oferecidas as vacinas contra a Covid-19 e também contra a gripe.

Por G1-RN

Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima