A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro(PL-DF) afirmou na noite deste domingo (13) que a cirurgia realizada no ex-presidente Jair Bolsonaro(PL-RJ) foi concluída com sucesso. A declaração foi publicada por volta das 21h20 em seus perfis nas redes sociais, após atualização do estado de saúde do marido.
“Cirurgia concluída com sucesso! A Deus, toda honra e toda glória! Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo. Em breve, os médicos darão uma coletiva com mais informações”, escreveu. Ela agradeceu pelas mensagens de apoio e afirmou que o momento é delicado.
Ainda por volta de 23h, Michelle informou em suas redes que o ex-presidente foi transferido para seu quarto.
Já a equipe médica divulgou um boletim médico por volta das 21h40, confirmando o sucesso da cirurgia.
“O ex-Presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido a cirurgia de extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal. O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue. A obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderências. Encontra-se no momento na Unidade de Terapia Intensiva, estável clinicamente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, nutricional e prevenção de infecções”, diz a nota.
A equipe médica responsável pela cirurgia foi liderada pelo cirurgião Cláudio Birolini. Também assinam o boletim os cardiologistas Leandro Echenique e Ricardo Camarinha, além dos médicos Guilherme Meyer, diretor médico do Hospital DF Star, e Allisson Barcelos Borges, diretor geral da unidade.

Jair Bolsonaro foi submetido a uma laparotomia exploradora na manhã de domingo, no Hospital DF Star, em Brasília. A cirurgia teve como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, segundo boletim médico divulgado às 10h23.
O procedimento foi indicado após exames detectarem a persistência de um quadro de suboclusão intestinal, apesar das tentativas de tratamento clínico.
O ex-presidente havia sido transferido na noite de sábado (12) para o DF Star, após internação no Hospital Rio Grande, em Natal (RN).
Ele passou mal durante evento do PL em um município do interior do Rio Grande do Norte. Segundo informações divulgadas nas redes sociais, ele apresentava dores abdominais e distensão, quadro que motivou o deslocamento por via aérea até a capital federal.
Por volta das 18h de domingo, Michelle Bolsonaro informou que a cirurgia ainda estava em andamento e que o quadro clínico era considerado estável. Na ocasião, ela afirmou que a previsão era de que o procedimento durasse entre uma e duas horas, mas que poderia se estender.
Por IG