Todos querem uma casa organizada, mas ter essa realidade não é algo que todas as pessoas conseguem e, para muitos, é um grande desafio. Ainda mais para quem tem uma rotina pesada de trabalho ou cheia de tarefas domésticas que parecem nunca ter fim. Com isso, ter tempo para arrumar a casa parece, sempre, ficar mais embaixo na lista das prioridades. Felizmente, existe um método japonês simples para ter casa organizada, e o melhor de tudo, em pouco tempo.
O que muitos podem não levar em conta é que, a organização da casa , é muito mais do que arrumar armários, gavetas, prateleiras e ambientes da casa. A primeira coisa a ser feita é mudar a percepção dos objetos ao redor e simplificar, mantendo somente o que realmente tem valor para a pessoa.
Isso vem do método japonês KonMari e diz respeito a relação das pessoas com seus objetos. O desafio do método é fazer com que elas aprendam a diferenciar entre os objetos que são essenciais e os que são supérfluos.
Com isso, a pessoa eliminará o que já não traz mais felicidade ou é útil. Claro que no começo isso não será algo fácil de ser feito, mas a cada etapa a sensação de se desapegar de algo se torna uma coisa libertadora.
Método japonês para casa organizada
Dentre todos os desafios na hora de colocar esse método japonês para ter uma casa organizada em prática, é saber por onde começar. Conforme o método, ao invés de começar organizar por divisões, por exemplo sala ou cozinha, é melhor começar por categorias de objetos.
Por exemplo, começar pelas roupas tirando todas do guarda-roupa e avaliando cada uma. Nesse momento, a pessoa deve se perguntar se a peça ainda a faz se sentir bem e se é útil para o seu estilo de vida. Se a resposta for negativa, é momento de se desapegar. Fazendo isso, a pessoa vê o que realmente precisa e evita acúmulos desnecessários.
Depois disso, é fazer o mesmo com outras categorias, como livros, documentos ou utensílios de cozinha. Separar por categoria ajuda na percepção do que realmente é necessário e o que não é.
A parte mais difícil de colocar o método japonês para ter uma casa organizada em prática é o desapego porque, normalmente, as pessoas guardam objetos por nostalgia ou por pensarem que no futuro ele pode ser útil.
Contudo, o método KonMari ensina avaliar cada item pelo seu valor emocional e utilitário. Ao fazer isso, o espaço fica mais fluido e agradável já que não terá excesso de objetos e mostrará o que a pessoa realmente valoriza.
Ao final do processo, a transformação é para além da casa. Aplicando o método KonMari, a pessoa muda a relação que tem com o espaço e cria um ambiente mais organizado e limpo, o que reflete em uma mente mais tranquila e maior sensação de bem-estar.
Por Tudo Gostoso