Uma mensagem em garrafa lançada ao mar no Brasil, em 2008, durante um cruzeiro entre Rio de Janeiro e Salvador, foi recentemente encontrada em uma praia de Peterborough, no Estado de Victoria, na Austrália. O objeto foi lançado no oceano por Joe Johnson, um norte-americano conhecido por seu hábito de enviar recados pelo mundo em garrafas.
A garrafa foi descoberta por Tony, um morador local, que caminhava pela praia e se deparou com o curioso achado. Ao abrir o objeto, ele encontrou um bilhete de Joe. “Parabéns pela sua curiosidade! Obrigado por recuperar esta garrafa e tirar um tempo para ver o que havia dentro. Eu lancei garrafas como essa em diferentes partes do mundo, na esperança de que alguém as encontrasse e enviasse a mensagem de volta para mim nos Estados Unidos”, dizia o recado.
Em entrevista à ABC Melbourne, Joe explicou que sempre que viaja de cruzeiro, ele costuma lançar uma ou duas garrafas ao mar. “Minha esposa e eu fazemos muitos cruzeiros, e esse é um hábito meu. Não me lembro especificamente desta garrafa, mas fico feliz que ela tenha sido encontrada”, comentou.
Como parte de seu experimento, Joe oferecia uma recompensa simbólica para quem encontrasse a garrafa. “Por favor, envie a mensagem de volta para mim. Eu gostaria muito de saber o quão longe ela viajou e por quanto tempo esteve no mar. Para agradecer, envio 20 dólares (aproximadamente R$ 116) pelo retorno desta nota”, escreveu ele no bilhete.
A descoberta foi compartilhada no Facebook, pelo australiano Chris van Kempen, no grupo “The Peterborough Press”, no dia 24 de novembro. A publicação gerou grande repercussão, com diversos internautas fascinados pela jornada da mensagem e a conexão inesperada entre o autor da carta e o morador que encontrou a garrafa.