Maranhense, especialista em sistema digestivo e apaixonado por pesca. O doutor Roland Montenegro, 70, foi uma das 14 vítimas que perderam a vida num acidente aéreo em Barcelos, no interior do Amazonas.
Quem é o médico?
Era considerado pioneiro de transplantes em Brasília. Formado pela Universidade Federal do Maranhão, o médico construiu boa parte da carreira no Hospital de Base do Distrito Federal, em Brasília.
Apesar de estar aposentado do hospital, exercia o ofício em consultório particular. Segundo o jornal Correio Braziliense, Roland desenvolveu uma nova técnica para cirurgia no pâncreas batizada com seu sobrenome e apresentada no Congresso Europeu da Sociedade Internacional de Cirurgia Hepato-Pancreatobiliar, em Heidelberg, na Alemanha.
O ministro Gilmar Mendes, do STF, lamentou a morte do amigo: "Brasília perde um nome histórico de sua medicina. Eu perco um amigo", escreveu.
“Roland Montenegro foi o adversário mais competente das probabilidades: conseguia salvar vidas mesmo quando tudo parecia perdido.” Gilmar Mendes
Por UOL