O natalense e, principalmente, as defesas civil estadual e municipal devem ficar atentos: as marés mais altas do ano estão previstas para esta semana, entre os dias 14 e 20 de outubro. A informação já havia sido antecipada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Mesquita – veja no link acima:
Por isso, no fim e semana, o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS-RN) e pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) enviaram um requerimento para alertar o poder público. Segundo as entidades, o documento é para “alertar o poder público bem como ter uma resposta do que pode vir a ser feito a respeito”.
Segundo o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, as entidades foram procuradas por associados com estabelecimentos localizados na praia de Ponta Negra que demonstraram preocupação com a chegada das novas marés altas na próxima semana.
No início do mês, uma maré alta atingiu e destruiu os muros de alguns hoteis da Via Costeira, o que motivou a decretação de emergencia na região.
Agora, a ideia é ampliar a validade do decreto de emergência, acelerar a obra da engorda; reforçar a instalação de barreiras temporárias de contenção e continuar o monitoramento das condições costeiras e das marés a fim de evitar acidentes.