Neste domingo (14), manifestantes de todo país foram às ruas protestar contra a aprovação, na Câmara dos Deputados, do chamado PL da Dosimetria.
O projeto de lei propõe reduzir as penas de quem foi condenado por envolvimento na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023, abrangendo, entre outros, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em Natal, o ato aconteceu na Avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das vias mais movimentadas da capital potiguar e contou com a participação da governadora do estado, Fátima Bezerra(PT), a vereadora Samanda Alves (PT), Brisa Bracchi (PT), o deputado estadual Francisco do PT, o vereador Daniel Valença (PT) e outros militantes do Partido dos Trabalhadores.
A manifestação começou nas proximidades da loja Ferreira Costa, no bairro de Capim Macio, e os manifestantes percorreram toda a avenida, no sentido Ponta Negra, até a altura da unidade da Uninassau.
Durante o ato, cartazes e palavras de ordem em defesa da democracia foram feitos. O grupo também criticou a atuação atual do Congresso Nacional e a recente aprovação do PL da Dosimetria.
Segundo os manifestantes, o protesto foi convocado por movimentos sociais, militantes e defensores da democracia, que classificam o projeto como uma forma de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Além de Natal, outros atos foram feitos em ao menos doze capitais: Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Belém, São Luís, João Pessoa, Campo Grande, Maceió, Teresina, Cuiabá e Florianópolis.
Organizadores estimam manifestações em até 49 cidades ao longo do dia, com novos protestos previstos para a tarde em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Por BNews Natal












