De janeiro de 2021 a julho de 2024, a Neoenergia Cosern removeu aproximadamente 52,4 toneladas de cabos de telecomunicações (telefonia e internet) instalados à revelia na rede de postes em todos os municípios potiguares. A colocação irregular desses itens nas estruturas de distribuição de energia elétrica pode se tornar um risco à segurança da população, pois pode causar sobrepeso e outros danos à estrutura dos postes. É imprescindível que as empresas de telecomunicações obtenham o aval técnico da Neoenergia Cosern autorizando o compartilhamento dos postes para tal fim.
A retirada dos cabos e outros equipamentos de telecomunicações integra a Operação Ordenamento e é necessária para garantir mais segurança, reduzir a poluição visual, identificar e eliminar as ligações clandestinas de cabos de telecomunicações. As ações de ordenamento da rede elétrica acontecem ao longo de todo o ano em todas as distribuidoras da Neoenergia – Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Brasília (DF) e Neoenergia Elektro (SP/MS).
“A colocação de cabos e equipamentos diversos de telecomunicações na rede de postes deve seguir regras rigorosas de segurança. A Neoenergia Cosern realiza ações diárias para ordenamento de cabos e outros itens com o objetivo de ampliar a segurança e a qualidade do serviço prestado à população potiguar. Instalar cabos e equipamentos de telecomunicações sem o conhecimento da distribuidora pode tornar-se uma decisão perigosa”, afirma Igor Mateus de Araújo, gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Cosern.
A Operação Ordenamento é contínua e a população pode colaborar, enviando relatos de onde haja possíveis irregularidades por meio do telefone 116 ou pelo e-mail usomutuo.cosern@neoenergia.com .
Por Ponta Negra News