O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna dos Estados Unidos nesta quinta-feira (25) com a expectativa de anunciar mudanças na Esplanada dos Ministérios. Pelo menos dois ministros devem sair: Celso Sabino (Turismo) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).
A saída de Sabino foi comunicada a Lula na sexta-feira (19), após o União Brasil determinar que todos os filiados deixassem cargos no governo em até 24 horas, sob pena de punições por infidelidade partidária. Ele ocupava o posto desde julho de 2023. O novo titular da pasta ainda não foi definido.
No lugar de Márcio Macêdo, Lula estuda indicar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). A Secretaria-Geral é responsável pela articulação com movimentos sociais, e a mudança é vista como forma de reaproximação da gestão com a militância e de fortalecimento da base para as eleições do próximo ano.
Boulos, ex-coordenador do MTST, foi o deputado mais votado em São Paulo em 2022 e disputou duas vezes a prefeitura da capital, chegando ao segundo turno. Em 2024, foi derrotado por Ricardo Nunes (MDB), mesmo com apoio de Lula.
Atualmente, além de Sabino, União Brasil mantém Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico de Siqueira (Comunicações) na gestão federal.