Lula recebeu 1.150 presentes até agosto de 2023

EMAIL

ARQUIVO

O presidente Lula recebeu um total de 1.150 presentes desde o início do seu 3º mandato, que começou em 1º de janeiro de 2023, até 23 de agosto deste ano. Foram doados por pessoas físicas, autoridades e entidades brasileiras e estrangeiras. A China é o país, com exceção do Brasil, que mais deu itens ao presidente.

A União os dividiu entre presentes bibliográficos (444), onde são contabilizados livros, periódicos e outros itens de leitura, e presentes museológicos (706), em que constam outros itens gerais. Os presentes mais comuns em 2023 foram livros (383) e camisas/camisetas (126) –das quais 15 são camisas de futebol. Os dados foram disponibilizados pela Casa Civil da Presidência da República via Lei de Acesso à Informação. Eis a íntegra dos documentos (PDF – 1MB).

Dentre os presentes recebidos de países estrangeiros, a China está na frente, com 30 itens dados a Lula. A maioria deles (25) foi entregue em meados de abril, durante a visita do presidente ao país. Além de livros (8), o petista também foi presenteado com miniaturas de carros e navio (5), pratos decorativos (5) e quadros (3).

Ele também recebeu 1 quimono, doado pela Universidade Agrícola do Sul da China, 1 vaso ornamental da Huawei, gigante chinesa de telecomunicação, e uma escultura do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento, na sigla em inglês), o Banco dos Brics.

O Brasil e a China mantêm relações diplomáticas há décadas, mas desde o retorno de Lula à Presidência da República a relação tornou-se mais próxima, em comparação ao governo anterior.

Em sua visita ao país em abril, Lula anunciou a assinatura de 15 acordos com a China, relacionados aos setores do agronegócio, da ciência e tecnologia e da comunicação.

Em seguida, no ranking dos países que mais presentearam o petista, vem o Japão, que deu 16 presentes ao chefe do Executivo brasileiro. Recebeu principalmente furoshikis (espécie de pano usado para embrulho de presentes – 3), taças (2) e 1 par de tênis da marca Sancler Graffit.

Ao todo, foram ao menos 162 itens recebidos de 41 países diferentes. Dos presentes contabilizados pelo governo, 13 não contém informação sobre o país de origem.

Na lista, também consta 1 violão recebido por Lula de Chris Martin, vocalista da banda Coldplay. Em março, o presidente se encontrou com o cantor, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e de representantes da ONG (Organização Não Governamental) Global Citizen, uma organização dedicada a acabar com a pobreza.

O interesse por presentes recebidos pelos chefes do Executivo tem crescido recentemente, depois que o caso de suposta compra e venda de joias recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro de delegações estrangeiras veio a público.

Durante seu mandato, de 2018 a 2022, o ex-presidente recebeu 19.470 presentes.

Por Poder 360

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top