Pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes não poupou críticas ao ex-aliado e virtual adversário na disputa pelo Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante entrevista para o programa Isso é Bahia, da rádio A Tarde FM, na manhã desta quarta-feira (2).
Na opinião do pedetista, o ex-presidente não tem nada de novo para apresentar. “Ou a agente passa a dar valor as ideias, ou a gente vai ficar nos ódios e nas paixões. Lula está cansado, não tem mais nenhuma ideia. Qual a proposta que ele quer colocar em vigor mesmo ele tendo 14 anos de oportunidade? Ele está na política brasileira desde 1989, dividindo o Brasil no nós contra eles e se juntou aos maiores politiqueiros safados do Brasil. Isso nós não aguentamos mais”, disparou.
Na ocasião, o ex-governador do Ceará também disse que quando o PT esteve no comando do Brasil, fez um “governo claramente dentro de um padrão neoliberal, criptoreacionário e conservador”.
“A prática do Lula é aquela de dar muito dinheiro para os ricos e coisa pouca para os pobres. Como ninguém nunca deu nada para os pobres, o que ele deu parece muito. Eu tenho números: são R$ 4,88 trilhões transferidos para os banqueiros durante o período do lula e R$ 332 bilhões transferidos para os pobres. Veja o que foi o fies, o lula meteu a mão no cofre do governo para financiar os maiores conglomerados privados de educação superior do mundo que nasceram no Brasil e ele anda no jatinho desses empresários, e deixou quase 7 milhões de estudantes endividados”, afirmou.