Pesquisar
Close this search box.

Lula diz que cientistas brasileiros precisam ‘criar vergonha’ e desenvolver uma IA

EMAIL

ARQUIVO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 11, que os cientistas brasileiros precisam “criar vergonha” e desenvolver um produto de Inteligência Artificial (IA) em português. Durante a Cerimônia de premiação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no Rio de Janeiro, Lula desafiou os pesquisadores a apresentarem um projeto durante uma conferência nacional marcada para o próximo mês.

“Eu desafiei os nossos cientistas: ‘vamos criar vergonha’. Vai ter uma Conferência Nacional em julho, e vocês tratem de me apresentar um produto de inteligência artificial em língua portuguesa, criado pelos brasileiros. Porque a gente não vai permitir que nos roubem a criação da Inteligência Artificial, assim como foi roubada a criação do avião”, afirmou.

Lula destacou que os pesquisadores brasileiros não devem esperar para copiar iniciativas de outros países como Estados Unidos, Japão ou Coreia. Ele enfatizou a importância de desenvolver uma IA genuinamente brasileira, capaz de avançar e regular o uso dessa tecnologia.

Em março, durante um encontro com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, Lula mencionou a ideia de uma ferramenta que opere em língua portuguesa e espanhola. Ele reiterou sua confiança nos especialistas e os convidou a aceitar o desafio de desenvolver um plano factível e executável.

“Vocês que são especialistas nisso, que entendem disso, que estudam isso, está na hora de vocês, desse Conselho, fazerem um desafio ao presidente da República, de fazerem uma proposta de algo que seja factível, que possa ser executado, e que o Brasil possa apresentar ao mundo dizendo: nós temos uma política de inteligência artificial genuinamente guarani”, concluiu Lula.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima