Para quem se perguntava se o Governo Federal reconhecia ou não o Hamas como grupo terrorista, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, colocou um ponto final na questão: o Brasil não reconhece. A declaração de Lula foi dada na manhã de hoje (27), em café da manhã com jornalistas e foi trazido no Jornal das 6, da 96 FM.
Lula afirmou que o Brasil segue a visão da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, ele disse que o país vê as ações do grupo radical islâmico como atos terroristas.
“A posição do Brasil é a mais clara e nítida possível. O Brasil só reconhece como organização terrorista aquilo que o Conselho de Segurança da ONU reconhece, e o Hamas não é reconhecido pelo Conselho como organização terrorista, porque ele disputou eleições na Faixa de Gaza e ganhou”, declarou Lula a jornalistas.
“O que nós dissemos é que o ato do Hamas foi terrorista. Dissemos isso em alto e bom som. Que não é possível fazer um ataque, matar inocentes, sequestrar gente, da forma como eles fizeram, sem medir as consequências do que acontece depois, porque, agora, o que nós temos é a insanidade do primeiro-ministro de Israel, querendo acabar com a Faixa de Gaza, esquecendo que lá não tem só soldados do Hamas, mas mulheres e crianças, as grandes vítimas da guerra”, completou.