Um idoso de 68 anos, com histórico de transtornos mentais, foi encontrado em sua residência após ter removido os restos mortais de sua mãe do cemitério, na última segunda-feira (4), no bairro Rio da Onça, em Garuva, no norte de Santa Catarina. A denúncia foi feita no 3º Pelotão da Polícia militar, pelo irmão do idoso.
A noticia é de Julia Farias e Mariana Grasso. De acordo com a Polícia Civil, o idoso havia removido restos mortais de sua mãe do cemitério e levando os ossos para sua residência, onde os dispunha sobre uma mesa. No veículo utilizado pelo homem, foi encontrado terra úmida, pedaços de madeira e tecido.
O idoso apresentava um comportamento agitado e resistente, necessitando ser contido e imobilizado para ser conduzido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
Os Bombeiros Militares de Santa Catarina foram acionados para auxiliar a Polícia Militar no atendimento à ocorrência.
Segundo a Prefeitura de Garuva, o idoso teria histórico de atendimentos psiquiátricos no município.
Após ser imobilizado, o homem foi transportado para a UPA da região, onde recebeu atendimento médico e psicológico. Diante do quadro clínico apresentado, foi avaliada a necessidade de sua transferência para um hospital de referência com atendimento psiquiátrico.
O homem não apresentou comportamento agressivo e está no aguardo da vaga no sistema de regulação do estado para ser avaliado por um médico, e assim, determinar internação em leito psiquiátrico.
O caso foi registrado como “vilipêndio a cadáver”, que consiste em desrespeitar, ridicularizar ou ofender a honra do corpo de uma pessoa morta.
A Polícia Científica foi chamada para dar continuidade nos procedimentos.