O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), usufruiu de um valor de R$ 110 mil para fretar um jatinho, com destino a Belém-PA, para se fazer presente na festa de aniversário do senador Jader Barbalho (MDB-PA). A festa do senador ocorreu em 26 de outubro do ano passado, em um final de semana.
O então deputado do Republicanos pegou a aeronave em Brasília por volta das 11h15 da manhã, rumo ao estado paraense. O mesmo participou da festa e, às 16h15, retornou à capital federal. O relatório afirma que Hugo era o único passageiro. As informações são da coluna do Tácio Lorran, do Metrópoles.
Na mesma época, Hugo Motta (Republicanos-PB) estava fazendo campanha para seu atual posto de presidente da Casa Baixa. Na festa, também estavam presentes outras figuras políticas, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e Arthur Lira (PP-AL), que era o presidente da Câmara.
A diária da aeronave foi paga com dinheiro do Fundo Pártidario do partido do deputado, o Republicanos. Por lei, o dinheiro deveria arcar com despesas cotidianas da legenda.
Em nota, a assessoria de Hugo Motta (Republicanos) negou qualquer irregularidade.
“O pagamento foi realizado de forma regular, em conformidade com a legislação vigente e com as normas internas do partido, não havendo qualquer irregularidade ou impropriedade nos procedimentos adotados”, assegurou.
O caso vem a público em meio ao embate de Hugo Motta (Republicanos-PB) com o governo federal, clamando por corte de gastos e uma política fiscal mais responsável por parte do governo federal.
Por Diário do Poder