Uma pessoa da Flórida, que não teve a identidade revelada, morreu vítima de uma “ameba comedora de cérebro”. Conforme noticiou o jornal New York Post, nesta quinta-feira, 2, as autoridades federais de saúde classificara a infecção como “incrivelmente rara”. O paciente morreu no começo da semana.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), a vítima foi infectada com o vírus Naegleria fowleri, depois de enxaguar o nariz com água da torneira.
“O paciente adulto supostamente realizava enxágue nasal diariamente com água da torneira não fervida, que se acredita ter sido a fonte da infecção”, comunicou o CDC. A autoridade federal também informou que trata-se do primeiro caso de infecção mortal neste ano.
O CDC não detalhou o local exato onde a pessoa morava, mas as autoridades de saúde do Estado disseram ao jornal que houve um caso de Naegleria fowleri no condado de Charlotte, no sudoeste de Sunshine State.
Naegleria fowleri é uma ameba que pode ser encontrada na água ou solo (provavelmente contaminados) e é a única espécie de Naegleria que pode infectar seres humanos.