O governo dos Estados Unidos recebeu a indicação favorável de sua autoridade de saúde de que pessoas vacinadas contra a covid-19 podem voltar a viajar com segurança. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os estudos mais recentes indicam que há risco baixo de saúde para que indivíduos vacinados façam viagens, não havendo a necessidade de testes ou quarentena nesses casos.
Com mais de 106 milhões de vacinados e um ritmo de cerca de 3 milhões de imunizações por dia, os Estados Unidos devem concluir a imunização de toda a população adulta até maio, abrindo espaço para uma flexibilização nas restrições de viagens impostas a estrangeiros desde o começo da pandemia.
Recomendações do CDC para viajantes
O CDC indicou que quem for vacinado poderá viajar em segurança 14 dias após a segunda dose, ou após a primeira no caso de aplicação única, como acontece com o imunizante da Johnson & Johnson. Mas orientou a todos que ainda continuem usando máscaras nos aviões e em transportes públicos, além dos cuidados básicos de higiene e de evitar aglomerações, para evitar a transmissão do vírus.
O órgão também orientou que as pessoas aguardem a vacinação avançar um pouco mais para realizar viagens não essenciais, já que o número de casos ainda está elevado em muitos destinos.
Além disso, a recomendação de testes obrigatórios contra covid-19 para quem chegar do exterior aos Estados Unidos permanece.
O anúncio revogou a diretriz anterior da agência de que todos os norte-americanos deveriam evitar deslocamentos não essenciais e trouxe otimismo para a indústria do turismo, liberando, por exemplo, que idosos vacinados peguem aviões para visitarem suas famílias.
Por CNN Brasil