A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou seis editais de Exames de Admissão e Estágios de Adaptação, totalizando 345 vagas. As oportunidades são para o Curso de Adaptação de Médicos (CAMAR), de Dentistas (CADAR) e de Farmacêuticos (CAFAR), além dos Estágios de Adaptação de Engenheiros (EAOEAR), de Capelães (EIAC) e do Quadro de Apoio (EAOAP).
As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de março pelo site do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), e a taxa de inscrição é de R$ 150 reais.
Requisitos
Para concorrer às vagas de médicos, dentistas, farmacêuticos e engenheiros, os candidatos não podem ter completado 36 anos até 31 de dezembro de 2026.
Já para o Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP), os candidatos devem ter entre 18 e 32 anos até a mesma data.
No caso do Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães (EIAC), é necessário ter entre 30 e 40 anos até 31 de dezembro de 2026.
Distribuição de vagas
Saúde
• Curso de Adaptação de Dentistas (CADAR): 3 vagas para Dentística, Prótese Dentária e Periodontia.
• Curso de Adaptação de Farmacêuticos (CAFAR): 4 vagas para Farmácia Bioquímica, Hospitalar e Industrial.
• Curso de Adaptação de Médicos (CAMAR): 311 vagas distribuídas entre especialidades como Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Neurologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia, entre outras.
Engenharia e Apoio
• Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP): 7 vagas para Administração, Análise de Sistemas, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Enfermagem e Serviços Jurídicos.
• Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros (EAOEAR): 14 vagas para as áreas de Engenharia Cartográfica, Computação, Eletrônica, Elétrica, Mecânica, Produção e Telecomunicações.
• Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães (EIAC): 6 vagas para Sacerdote Católico Apostólico Romano e Pastores Evangélicos.
Processo Seletivo
Os candidatos passarão por diversas etapas eliminatórias, incluindo:
- provas escritas (15 de junho de 2025);
- verificação de dados biográficos e profissionais;
- inspeção de saúde;
- exame de aptidão psicológica;
- teste de avaliação do condicionamento físico;
- provas orais e práticas para algumas especialidades;
- procedimento de heteroidentificação complementar;
- validação documental.
Cursos serão feitos em Lagoa Santa
Os candidatos aprovados ingressarão no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa, na região Central de Minas, onde realizarão o curso ou estágio de adaptação por aproximadamente 17 semanas.
Após a conclusão, os participantes serão nomeados Aspirante a Oficial (para Capelães) ou Primeiro-Tenente (para as demais especialidades), iniciando sua carreira na Força Aérea Brasileira.