Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 e prevê novo lote com 2,8 milhões nesta semana

EMAIL

ARQUIVO

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou nesta quarta-feira (14) um lote com cerca de 2,2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Ministério da Saúde. De acordo com a fundação, 215 mil doses seguirão diretamente para o estado do Rio de Janeiro.

A Fiocruz informa que tem a previsão de entregar na próxima sexta-feira (16) outro lote com 2,8 milhões de doses do imunizante, totalizando 5 milhões de vacinas entregues na semana.

A entrega realizada nesta quarta é a segunda do mês. No dia 2 a fundação entregou 1,3 milhão de doses.

Segundo a direção da fundação, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) – responsável pela produção das doses – já alcançou a marca de produção de 900 mil doses por dia, e considera que o risco de não cumprimento das previsões é quase zero, uma vez que a entidade já recebeu IFA para manter a produção até meados de maio.

Uma nova remessa de IFA da China está sendo aguardada para produção a partir da terceira semana de maio. Quanto ao contrato para transferência de tecnologia, a Fiocruz informa que a expectativa é que seja assinado no início de maio. E, em maio também, a Fiocruz vai incluir mais um turno na produção de doses da vacina Oxford/Astrazeneca. Com isso, a Fiocruz deve chegar à produção de 1,2 milhões de doses por dia.

Previsão para o mês

A estimativa da fundação é entregar neste mês de abril 18,8 milhões de doses com produção nacional com ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado. O IFA é a principal matéria prima do imunizante e ainda não é produzido pela Fiocruz.

A estimativa é inferior ao último cronograma divulgado pelo Ministerio da Saúde que previa, segundo cronograma de 19 de março, que fossem entregues 21,1 milhões de doses com IFA importado e outras duas milhões de doses prontas importadas.

De acordo com a previsão mais recente da Fiocruz, estão previstas 4,7 milhões de doses na semana de 19/4 a 24/4, e mais 6,7 milhões na semana de 24/4 a 1/5.

Cronograma

A Fiocruz tem contrato com ministério para entregar 104,4 milhões de doses no 1º semestre e 110 milhões no 2º semestre.

A produção da Fiocruz sofreu atrasos que começaram com problemas na importação do IFA. Eram aguardados ainda em janeiro insumos suficientes para 15 milhões de doses, como disse o então ministro Eduardo Pazuello. Ele explicou que, como compensação pelo atraso, a AstraZeneca se comprometeu a entregar 12 milhões de doses prontas.

Mas os atraso continuaram em fevereiro, travando a utilização da fábrica que é capaz de produzir até 1,4 milhão de vacinas por dia e impedindo as primeiras entregas previstas já para a segunda semana daquele mês. Além disso, em março, o Instituto Serum, da Índia, que fornece o insumo, também notificou o atraso no envio das doses prontas. Das 12 milhões aguardadas, apenas 4 milhões de doses prontas foram entregues. A Fiocruz ainda teve que lidar com um problema em uma linha de produção, o que provocou a paralisação de uma semana no processo de produção no começo deste mês. De acordo com “O Globo”, o problema foi em uma máquina que tampa os frascos da vacina.

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima