Um acordo para o recebimento do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) suficientes para produzir 70 milhões de doses foi anunciado nesta quinta-feira (1º) pela Fiocruz. O volume permitie à fundação manter até outubro as entregas semanais do imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pela AstraZeneca/Oxford. Outubro é o mês projetado para a produção do IFA nacional.
Foram firmados dois acordos. O primeiro, já assinado, fornece o IFA para 50 milhões de vacinas. O segundo é relativo às demais 20 milhões de doses e foi firmado nesta semana em reunião com a AstraZeneca. Os novos lotes serão enviados a partir de agosto.
O anúncio que amplica a entrega do IFA reuniu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.
Até aqui, a Fiocruz enviou 65,9 milhões deste imunizante ao Programa Nacional de Imunizações,das quais 4 milhões importadas do Instituto Serum, da Índia. As outras 61,9 milhões de unidades foram envasadas com o uso de IFA importado.











