t

Exame de sangue pode detectar câncer três anos antes do diagnóstico, afirmam cientistas

EMAIL

Um exame de sangue simples pode ser capaz de detectar sinais de câncer até três anos antes de qualquer sintoma surgir. É o que mostra um estudo liderado por cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, publicado nesta semana na revista científica Cancer Discovery.

De acordo com informações do Futurity, a pesquisa analisou o chamado material genético tumoral, ou seja, fragmentos de DNA liberados por células cancerígenas que circulam na corrente sanguínea. Segundo os autores, esse tipo de teste, conhecido como MCED (sigla em inglês para “Detecção Precoce de Múltiplos Cânceres”), pode identificar mutações associadas ao câncer muito antes de um diagnóstico clínico tradicional.

“Três anos antes é tempo suficiente para intervir. Nessa fase, os tumores provavelmente estão menos avançados e têm mais chance de cura”, explica o professor Yuxuan Wang, principal autor do estudo e pesquisador da Faculdade de Medicina da Johns Hopkins.

Para investigar o potencial do exame, os cientistas usaram amostras de sangue de um grande estudo populacional chamado ARIC (sigla em inglês para Atherosclerosis Risk in Communities), voltado originalmente para doenças cardiovasculares.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima