Exagerar no consumo de proteínas pode entupir artérias, diz estudo

EMAIL

ARQUIVO

As proteínas são importantes macronutrientes quando o assunto é construir músculos, mas o exagero no consumo de alimentos proteicos pode prejudicar o fluxo sanguíneo nas artérias, segundo estudo da Universidade de Pitsburgo, dos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa publicada na última segunda-feira (19/2) na revista Nature Metabolism, a cultura da academia estimula o consumo excessivo de proteínas. No entanto, se alguém que não se exercita exagera, o macronutriente cria placas que se acumulam nas paredes das artérias.

Para entender o efeito, o grupo de cardiologistas realizou pequenos testes em humanos e experimentos em ratos. Primeiro, 23 pessoas jejuaram por 12 horas e, em seguida, comeram refeições ou shakes ricos em proteínas. Os participantes, que não praticavam exercícios, tiveram o sangue recolhido antes e depois do teste.

Na segunda parte do estudo, os pesquisadores alimentaram um grupo de ratos com uma dieta hiperproteica, contendo até 45% de suas calorias provenientes do macronutriente. Assim como com os humanos, o sangue dos roedores foi analisado antes e depois do experimento.

Os resultados mostraram que altos níveis de proteína ativam células imunológicas, o que aumenta os níveis de inflamação e o risco de placas nas artérias.

O cardiologista Babak Razani, líder da pesquisa, enfatiza que aumentar o consumo de proteínas pode gerar o acúmulo de placas que atrapalham o fluxo sanguíneo e, consequentemente, aumentar o risco de problemas de saúde como o acidente vascular cerebral (AVC).

“Em vez disso, é importante olhar para a dieta como um todo e sugerir refeições equilibradas que não exacerbam inadvertidamente as condições cardiovasculares, especialmente em pessoas com risco de doenças cardíacas e distúrbios vasculares”, destaca Razani, em entrevista ao site Daily Mail.

Quantidade ideal de proteína

A nutricionista esportiva Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília, explica que o consumo ideal de proteínas depende da frequência com a qual a pessoa se exercita e o objetivo dela.

“Para alguém que quer emagrecer, por exemplo, é necessária 1,5 grama de proteína por quilo de peso, em média. Então, uma pessoa de 80 quilos deve consumir 120 gramas do macronutriente por dia”, afirma Rayanne.

Por Metrópoles

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top