EUA alertam sobre viagens ao Brasil devido a dengue

EMAIL

ARQUIVO

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos atualizou, nesta quarta-feira (21), orientações para pessoas que estejam viajando para o Brasil. A recomendação é que os turistas sigam precauções para evitar a dengue e a febre oropouche.

O Brasil tem enfrentado um surto de dengue. O país registrou 688 mil casos nas primeiras sete semanas de 2024. O número representa aumento de 315% em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia 165.839 casos. O nível é preocupante considerando que o ano de 2023 houve recorde de infecções de dengue no país.

O órgão de saúde colocou o Brasil no nível 1 de riscos para a saúde do viajante. Este é o nível mais brando de restrições, que tem quatro fases, mas atualmente não há nenhum país nos níveis 3 (“reconsidere viagens”) e 4 (“evites todas viagens”).

A orientação é que os viajantes para o Brasil se protejam evitando picadas de mosquitos devido ao aumento das duas doenças, e que tenham especial cuidado ao se deslocarem para o Amazonas e o Acre, por conta da febre oropouche.

A febre superou o total casos registrados em todo o ano passado apenas nos dois primeiros meses de 2024. No Amazonas, até o último relatório (divulgado antes do carnaval), havia mais casos suspeitos desta doença que de dengue: 1.100 frente 1.024.

A febre oropouche causa sintomas muito parecidos com os da dengue e os da chikungunya. Ela também é uma doença transmitida pela picada do mosquito, no caso o agente é o Culicoides paraense, também conhecido como maruim.

Para evitar as picadas de inseto, o CDC recomenda o uso frequente de repelentes (tanto corporais como eletrônicos), além do uso de calças e camisas de mangas compridas sempre que possível. Outras orientações são se manter em ar condicionado ou protegido por telas.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top