Após avaliar a gestão da pandemia e a reabertura em 53 nações ao redor do mundo, o ranking de resiliência da Covid da Bloomberg avaliou que os Estados Unidos são o melhor país para se viver atualmente, enquanto a Argentina é a pior das opções analisadas. O Brasil se encontra em 41° lugar do ranking.
Na classificação, foram levadas em conta métricas como taxas de mortalidade, contagem de infecções, liberdade de movimento, crescimento econômico, além de dois novos indicadores: a facilidade de entrada e saída de um local e a recuperação de viagens aéreas.
De acordo com o estudo, a capacidade de um país voltar aos tempos pré-pandêmicos tem sido cada vez mais valorizada, após os esforços se concentrarem integralmente em garantir a contenção de casos e mortes e um bom sistema de saúde.
Com rápida vacinação dominada por tecnologias de RNA mensageiro que já alcança metade da população, os Estados Unidos hoje já possuem restaurantes lotados, viajantes de férias, e não obrigatoriedade de máscaras para vacinados. O crescimento econômico tem sido vertiginoso após um pacote de estímulo de US $ 1,9 trilhão e a confiança do consumidor tem se elevado diante da imunização. Países europeus como Suíça, França e Espanha também estão entre os 10 melhores, pois abrem as fronteiras para turistas vacinados ao passo que as hospitalizações diminuem.
Em contraste, a Argentina é classificada em último lugar entre 53 economias, e Filipinas, Malásia e Índia completam as quatro posições finais. Nesses países foi observado crescimento das infecções por Covid-19, aliadas a restrições em vigor e vacinação vacilante. Partes da região da Ásia-Pacífico, como Cingapura, Hong Kong e Austrália, também caíram de posições, pois possuem a reabertura limitada por uma abordagem “tolerância zero” para pequenos surtos do vírus.
CONFIRA O RANKING:
- EUA
- Nova Zelândia
- Suíça
- Israel
- França
- Espanha
- Austrália
- China
- Reino Unido
- Coreia do Sul
- Noruega
- Dinamarca
- Singapura
- Turquia
- Arábia Saudita
- Bélgica
- Finlândia
- Emirados Árabes Unidos
- Grécia
- Romênia
- Suécia
- Holanda
- Japão
- Canadá
- Áustria
- Itália
- Irlanda
- Alemanha
- Portugal
- Hong Kong
- República Tcheca
- Rússia
- Egito
- México
- Polônia
- Nigéria
- Iraque
- Chile
- Tailândia
- Vietnã
- Brasil
- Irã
- África do Sul
- Taiwan
- Peru
- Bangladesh
- Paquistão
- Colômbia
- Indonésia
- Índia
- Malásia
- Filipinas
- Argentina.