Um dia depois dos bolsistas da UFRN anunciarem a paralisação das atividades por falta de pagamento, o Governo Federal anunciou um novo auxilio em forma de bolsa. Desta vez, para alunos do Ensino Médio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (16), o projeto que cria uma bolsa de incentivo para estudantes de baixa renda do ensino médio.
O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal em dezembro do ano passado. A sanção deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (17). A proposta tem como objetivo reduzir a evasão escolar e incentivar o acesso dos jovens ao ensino médio.
Atualmente, segundo dados do Censo Escolar de 2022, a evasão no ensino médio é de 500 mil jovens por ano. O público-alvo do incentivo são estudantes de baixa renda matriculados na rede pública e com a família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).
Enquanto isso, em Natal, alunos da UFRN, bolsistas da Universidade, anunciaram uma paralisação por conta no atraso no pagamento da bolsa na qual eles tem direito. Segundo a Universidade, a falta de pagamento é consequência do atraso por parte do próprio Governo Federal.
Portal da 96 FM