t

EMPREGOS À VISTA: Grupo Nordestão projeta 10 novas lojas com unidade na Rota do Sol

EMAIL

Com 52 anos de atuação, o Grupo Nordestão deu início a um projeto ambicioso: um plano de expansão que prevê a inauguração de 10 novas lojas até 2027, totalizando 23 unidades espalhadas pelo Rio Grande do Norte e Paraíba. A estratégia inclui duas novas lojas já para o segundo semestre deste ano — o Nordestão Rota do Sol, na zona Sul, e o SuperFácil Moema Tinoco, na zona Norte — além da modernização completa da loja do Tirol, na Avenida Prudente de Morais, cuja entrega está prevista para a primeira semana de junho. As duas novas unidades vão gerar cerca de 1 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Com foco na consolidação da liderança regional e fortalecimento da conexão com os potiguares, a expansão acompanha o crescimento populacional da Grande Natal. “A cidade é muito dinâmica, sempre fazemos estudos. Com base nisso, a gente entendeu que a prioridade para 2025 seriam essas duas novas unidades”, explica o presidente do grupo, Leonardo Corrêa. O ponto da Rota do Sol – a 10ª unidade do Nordestão – atenderá clientes de Ponta Negra, Nova Parnamirim e do fluxo em direção ao litoral sul. Já a Moema Tinoco concentrará a 5ª loja da bandeira SuperFácil, voltada ao atacarejo.

A previsão é que as obras da unidade Rota do Sol comecem neste mês e sejam concluídas entre o final de setembro e início de outubro. A loja da ZN deve ser inaugurada entre julho e agosto. Paralelamente, a unidade do Tirol passa por uma reforma de modernização. “É uma obra bem desafiadora, porque a gente teve que fazer com a loja em andamento. A perspectiva é entregar na primeira semana de junho”, detalha Leonardo. O projeto inclui painéis de LED, restaurante para 200 pessoas, novas seções temáticas, adega com espaço de consumo, pet shop, academia e galeria comercial renovada.

O presidente do Grupo estima que, com a expansão total até 2027, o número de empregos pode se aproximar de 7 mil vínculos ativos, consolidando a rede como um dos principais empregadores privados do Rio Grande do Norte. “O Nordestão hoje emprega mais de 4 mil pessoas na Grande Natal. Isso aqui é somente emprego direto, fora os indiretos. Cada loja dessa terá mais 300 empregos diretos. Seria em torno de mil novos empregos no total das duas lojas, com os indiretos”, afirma o presidente.

Crescimento progressivo

O plano do Nordestão foi desenhado com base em uma experiência recente de crescimento progressivo, diz Fábia Miranda, sócia-proprietária e diretora de Recursos Humanos. “O grupo sempre buscou crescer conforme a expansão da cidade. Em 2013, tivemos duas lojas; a partir de 2018, ficamos com uma loja a cada ano”. Segundo ela, o grupo passou por um período de preparação interna, revisão de processos e estruturação para alcançar, a partir deste ano, um ritmo de três a quatro inaugurações por ano. “A expectativa é que em 2027 nós tenhamos 23 lojas. Hoje temos 13, sendo 12 aqui na Grande Natal e uma em João Pessoa. As duas desse ano já fazem parte desse projeto”, afirma.

A busca pela valorização do capital humano é uma das marcas do grupo, que adota uma política de investimento próprio e formação de equipes com forte senso de pertencimento, acrescenta Fábia. “Todos os nossos investimentos são próprios, são investimentos da família. A gente se orgulha muito também de ser uma plataforma, de ser uma empresa onde as pessoas crescem junto com a gente. Temos um tripé da operação que inclui o cliente, o fornecedor e o colaborador”.

A relação com o consumidor potiguar também é peça central na expansão, conta a diretora. “Nós tivemos por mais de 20 anos um programa chamado Show de Prêmios e para este ano trouxemos a novidade da campanha dos selos”, pontua Fábia. O objetivo é fortalecer o vínculo afetivo com os clientes. “Eu acho que a nossa relação com o cliente aqui da Grande Natal sempre foi o nosso xodó”, completa. A campanha atual permite que os clientes recebam itens colecionáveis para uso pessoal, o que, segundo ela, amplia a sensação de parceria com o cliente.

O conglomerado também atua com indústria própria e uma distribuidora de alimentos que atende cerca de 1 mil clientes ativos por mês. “A gente tem uma solução completa aqui para a indústria quando ela quer distribuir o seu produto dentro do Estado”, afirma Leonardo. Ele destaca que o grupo produz itens diferenciados com frescor, como produtos sem glúten, carnes beneficiadas, confeitaria e pratos prontos, o que permite atender a uma demanda crescente por conveniência e saudabilidade.

Meta é estar no Top 40 do Brasil

Do ponto de vista de mercado, o crescimento da rede já se refletiu no Ranking Abras – da Associação Brasileira de Supermercados. Atualmente o grupo ocupa o 4º lugar no ranking regional e o 44º no nacional. “A gente cresceu já no último ano, saímos de 47º para 44º. A ideia é continuar crescendo, entrar pelo menos nos top 40 já no final desse ano”, revela Leonardo. A meta é crescer a um ritmo anual de 26 a 27%, o que permitiria dobrar o tamanho da operação em três anos. “Tão importante para a gente continuar crescendo em tamanho, é a gente ser visto pelos consumidores nordestinos como uma rede, um lugar que você se sinta bem. Um lugar que se sinta em casa”, frisa.

O plano 2025–2027 também contempla a interiorização da marca, com novas lojas previstas fora da Grande Natal. “Dentro do nosso plano de 2025 a 2027 está também sairmos da Grande Natal, ocuparmos espaços dentro do nosso Estado”, adianta Fábia. O grupo estuda implantação de unidades em regiões como Seridó, Mato Grande, Potengi e Alto Oeste. A meta é garantir capilaridade e proximidade com diferentes perfis de consumidores potiguares.

Ainda de acordo com Leonardo, essa interiorização também dialoga com os hábitos de consumo da população da capital. “A gente sabe também como o natalense tem hábito de consumo que se conecta com o interior, seja porque muitas pessoas do interior vieram para Natal, seja pela proximidade geográfica”, explicou. A presença de fornecedores locais e produtos regionais nas gôndolas, como no projeto Cantinho da Gente, reforça esse elo. “Esse é um espaço, onde o consumidor vai poder encontrar produtos artesanais, como um queijo, um pastel de Tangará, produtos da terra”, complementa o presidente do grupo, Leonardo Corrêa.

O plano (2025–2027)

– Meta:
Abrir 10 novas lojas até 2027, totalizando 23 unidades em operação.

– Inauguração para 2025:
Nordestão Rota do Sol – previsão de inauguração: out/2025
SuperFácil Moema Tinoco – previsão de inauguração: ago/2025
Reforma do Nordestão Tirol – entrega prevista: primeira semana de junho

– Geração de empregos (previsão):
+1.000 novos empregos com as duas novas lojas

– Total atual de unidades:
13 lojas: Nordestão (Ponta Negra; Alecrim; Petrópolis; Lagoa Nova; Cidade Jardim; Santa Catarina; Igapó; Tirol; Nova Parnamirim), SuperFácil (Emaús; Rodoviária; São Gonçalo; João Pessoa).

Por Tribuna do Norte

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima