O embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, garantiu neste domingo (13), que a situação no país é bastante tranquila e normal, tanto para os brasileiros quanto para demais estrangeiros e os próprios ucranianos.
Em entrevista à GloboNews (assista acima), ele confirmou que o serviço consular tem recebido consultas de alguns cidadãos e disse que existe um pouco de stress, especialmente devido ao noticiário da mídia internacional.
Ele voltou a ressaltar, entretanto, que não existe motivo para se alarmar ou pensar em fugir do país, como já havia expressado na véspera a embaixada em uma nota oficial.
O embaixador recomenda que as pessoas fiquem atentas, acompanhem o noticiário e as páginas e perfis da embaixada e entrem em contato se houver necessidade ou dúvida.
Questionado, Rapesta lembrou que todas as embaixadas brasileiras no exterior têm planos de contingência, até mesmo para o caso de desastres naturais, e que, no eventual caso de uma guerra, os brasileiros na Ucrânia não deixariam de ter assistência para segurança.
Por G1