A retomada do cultivo do algodão no Seridó está acontecendo, com sucesso, através de uma parceria entre Instituto Riachuelo, Embrapa, Sebrae e municípios: Acari, Cruzeta, São José do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Caicó. Nesse início do projeto, já foi possível colher mais de 30 toneladas do “ouro branco”, só em Acari foi possível produzir entorno de 12 toneladas de algodão em rama.
A Gestão Municipal de Acari, tem sido um grande parceiro no projeto, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, possibilitando um galpão e mão de obra para realizar o descaroçamento e montagem dos fardos, beneficiamento que torna possível um melhor valor ao produto, além de apoio para treinamento das equipes da região.
De acordo com o pesquisador da Embrapa, Marenilson, que coordena o projeto, as expectativas foram superadas: “Esse é o primeiro ano do projeto e nós esperávamos que, devido a cultura que já existiu aqui na região, os agricultores abraçassem o Agro Sertão, e foi o que aconteceu, assim como as gestões dos municípios. E com as chuvas necessárias, todo o nosso planejamento foi realizado com sucesso, fazendo com que a produção alcançasse ótimos números”, disse.
Acari tem se destacado com uma grande parceria no projeto. De acordo com o secretário de agricultura, Chico de Onessino, a equipe tem se empenhado para oferecer todo o apoio necessário: “Como foi acertado em reuniões passadas, a administração municipal disponibilizou galpão, para que sirva como usina de beneficiamento, mão de obra composta por três funcionários para dar suporte, e toda a infraestrutura necessária para o polo Acari, Cruzeta e Carnaúba dos Dantas”, disse.
Nessa fase de beneficiamento, com o descaroçamento e montagem de fardos prensados, além de valorizar ainda mais o produto, gerando maior renda, tendo também a compra garantida pelo Instituto Riachuelo, o agricultor recebe de volta a semente para o próximo plantio em 2023 e o caroço para ração animal.
Em números gerais, o primeiro resultado do projeto ultrapassou todas as expectativas e já atrai olhares de novos agricultores, tendo em vista que sim, é possível produzir algodão de qualidade no Seridó.