t

Duas mortes de botulismo têm contaminação associada à mortadela de frango; entenda

EMAIL

Seis pessoas foram diagnosticadas com botulismo na Bahia em 2024. Segundo o Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), duas destas pessoas morreram. A investigação epidemiológica constatou que quatro dos pacientes diagnosticados ingeriram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas.

Entre as seis notificações, três são relativas a pacientes que estão internados no Instituto Couto Maia, em Salvador. Um quarto o paciente já recebeu alta hospitalar e outros dois morreram. As mortes foram registradas em Campo Formoso e na capital baiana.

Apesar de não ser contagiosa, o botulismo é uma doença considerada grave e de alta letalidade. Causada toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, o contágio é feito através do contato com ferimentos ou ingestão de alimentos contaminados, que independente da quantidade pode intoxicar o paciente.

Dentre os sintomas causados pela intoxicação, estão as complicações motoras e respiratória, que leva à morte do paciente. Outras complicações são:

A prevenção da doença está nos cuidados com os alimentos, já que a maioria dos casos notificados são relacionados à contaminação alimentar.

Por Tribuna do Norte

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima