Crise entre Cid e Ciro Gomes faz 43 prefeitos saírem do PDT

EMAIL

ARQUIVO

A briga entre os irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT), senador pelo Ceará, resultou na debandada da maioria dos prefeitos do partido na noite da terça-feira 14. Dos 46 presentes na reunião em um hotel em Fortaleza, 43 anunciaram a desfiliação da sigla.

A informação foi confirmada pelo deputado estadual e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho, que é do grupo de Cid. Conforme Filho, o PDT possui, ao todo, 54 prefeitos. Entre os 43 que saíram, está incluso o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, irmão mais novo da dupla. A cidade é considerada reduto eleitoral da família Gomes no Ceará.

“Ficou claro que não há nenhum problema com o PDT, mas com quem se considera dono do PDT”, disse Filho, ao se referir ao grupo político de Ciro. A expectativa é que Cid e os outros três prefeitos que estavam no encontro também saiam da sigla.

Conforme apurou Oeste, até o momento, o grupo não sabe para qual partido deve ir, mas uma nova reunião entre a ala de Cid deve acontecer ainda neste ano para definir os próximos passos.

Ciro x Cid

O principal motivo da briga entre os irmãos são as alianças do PDT com o PT nas eleições municipais de 2024. Ciro quer que o partido tenha uma chapa pura na disputa pela reeleição de José Sarto à prefeitura de Fortaleza.

Já Cid é a favor de um vice-prefeito petista. A desavença gerou a destituição de Cid na presidência estadual do PDT, por parte da executiva nacional, comandada pelo deputado federal André Figueiredo, aliado de Ciro.

A crise atingiu novos patamares nas últimas semanas, depois de uma reunião na executiva nacional que terminou em briga e troca de ofensas entre os irmãos. Na ocasião, todos se reuniram para colocar um fim na desavença envolvendo o diretório estadual do PDT.

Cid chama de perseguição os últimos desentendimentos com o diretório nacional da sigla. Na semana passada, oparlamentar conseguiu de volta o comando do PDT cearense. No entanto, em resposta, Figueiredo afirmou que expulsaria o senador.

Por Revista Oeste

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top