t

Criança morre no interior do RN à espera de vaga em UTI e prefeito dispara: “Quantas vidas vamos perder por uma rede que não responde?”

EMAIL

Na madrugada desta segunda-feira (3), uma criança morreu em Parelhas, no interior do Rio Grande do Norte, após não conseguir uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A paciente chegou ao Hospital Dr. José Augusto Dantas com um quadro de pneumonia e insuficiência respiratória. Segundo a equipe médica, ela foi entubada e estabilizada, mas precisava de suporte intensivo que não estava disponível.

O prefeito de Parelhas, Tiago Almeida, que também é médico, relatou as tentativas para conseguir a transferência da criança. “Lutamos até o último minuto para conseguir uma vaga de UTI”, disse. “Fiz ligações, acionei contatos, fiz o que estava ao meu alcance. Mas a vaga não veio. E o tempo, cruel como é nessas horas, venceu.”

Ainda segundo Tiago Almeida, “o suporte que ela precisava não existia. E não existia porque falta estrutura, falta vaga, falta resposta”. Ele afirmou que casos como esse não são isolados. “Essa não é a primeira vez que isso acontece. Recentemente, outra criança morreu em Caicó na mesma situação.”

O prefeito também comentou o impacto da perda. “Sou pai, sou médico, sou prefeito. E, hoje, mais do que tudo, sou um cidadão profundamente indignado com o que estamos enfrentando.”

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde ainda não se pronunciou sobre o caso. O município aguarda resposta oficial sobre a disponibilidade de leitos de UTI pediátrica na rede estadual.

A situação evidencia a dificuldade de acesso a atendimentos de alta complexidade em regiões do interior. “O povo do interior não pode continuar morrendo por falta de estrutura. Não podemos naturalizar o inaceitável”, concluiu o prefeito.

Por Portal 96

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima