Natal vai retomar nesta quinta-feira (29) a aplicação da primeira dose, que estava suspensa desde terça (27). Com isso, a capital baixou a faixa etária e vai começar a vacinar pessoas a partir de 31 anos. A capital inicia também a aplicação da D2 da Pfizer.
Para o público por faixa etária se vacinar, é necessário comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação.
Para agilizar o processo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pede também que as pessoas façam antecipadamente o cadastro no RN+ Vacina.
As vacinas estão sendo aplicadas nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em quatro drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias). Todos os locais podem ser vistos na página https://vacina.natal.rn.gov.br/.
Para os trabalhadores da indústria com 23 anos ou mais a vacinação acontece exclusivamente no Sesi.
Segunda dose
Os pontos de vacinação também estarão com aplicação da D2 da AstraZeneca/Oxford para quem recebeu a primeira dose há 85 dias.
Quem completou 28 dias da primeira dose da CoronaVac deve se dirigir ao drive do Palácio dos Esportes ou Nélio Dias para receber a segunda dose.
A segunda dose da Pfizer também estará disponível, inclusive para quem já se vacinou com a D1 do imunizante. Interessados devem comparecer aos drives do Via Direta e Sesi, obedecendo as datas abaixo:
- Quinta (29), para quem tomou a D1 até 12 maio;
- Sexta (30), para quem tomou a D1 até 16 maio;
- Sábado (31), para quem tomou a D1 até 21 maio.
Para receber a D2 também é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.
Grávidas e puérperas
Mulheres gestantes e puérperas que iniciaram o esquema vacinal com AstraZeneca/Oxford e não concluíram o esquema vacinal por recomendação do Ministério da Saúde, devem tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer imediatamente. O local de vacinação é no Via Direta.
Por G1-RN