O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta quinta-feira, 18, a antecipação de alguns feriados na capital paulista, em mais uma tentativa de frear a escalada de infecções e mortes por covid-19.
Em entrevista coletiva, o tucano informou que dois feriados municipais de 2021 e pelo menos um de 2022 serão antecipados. Com isso, o recesso vai começar na sexta-feira 26 e seguir nos dias 29, 30, 31 de março e 1º de abril, emendando com a Sexta-Feira Santa.
Os feriados antecipados são Corpus Christi (3 de junho), o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e o aniversário de São Paulo (25 de janeiro). Com as modificações no calendário, a cidade terá uma sequência de dez dias de recesso.
Além disso, Covas e o governador paulista, João Doria (PSDB), analisam a possibilidade de antecipação do feriado estadual de 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932). “Esperamos, com isso, que as pessoas entendam que este é um momento de ação coletiva contra o coronavírus”, disse o prefeito.
Também haverá modificações no rodízio de veículos na capital. A partir de segunda-feira 22, a restrição aos carros passará a valer das 20h às 5h — mesma faixa de horário do toque de recolher instituído pelo governo do Estado —, e não mais das 7h às 10h e das 17h às 20h. O novo horário valerá, em princípio, por duas semanas.