Coronavac é 98% eficaz na prevenção de mortes por Covid-19, diz estudo

EMAIL

ARQUIVO

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde da Indonésia, divulgado nesta quarta-feira (12/5), mostra que a vacina Coronavac, fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, é 98% eficaz na prevenção de mortes provocadas pelo novo coronavírus e 96% na prevenção de hospitalizações.

Os resultados são da análise preliminar de dados de mais de 128 mil profissionais de saúde vacinados entre janeiro e março deste ano, em Jacarta, na capital do país. O imunizante também foi capaz de prevenir a infecção sintomática em 94% do grupo, segundo o pesquisador-chefe e oficial de saúde do país, Pandji Dhewantara.

Estudos como este são importantes porque avaliam a resposta da população ao imunizante no “mundo real”, ou seja, fora do protocolo usado em estudos clínicos.

“Vemos dados da força-tarefa de que a incidência de morbidade e mortalidade para profissionais de saúde tende a diminuir”, disse Siti Nadia Tarmizi, funcionária do Ministério da Saúde, durante a divulgação dos resultados.

Dados de outra análise, feita pela Associação Médica da Indonésia, mostraram uma redução significativa do número de óbitos de médicos após o início da vacinação. De acordo com a agência de notícias Reuters, 64 médicos morreram em janeiro, durante o pico da pandemia, por complicações da infecção. Em abril, foram oito.

A Indonésia é o país do sudeste asiático com o maior número de casos e mortes pela Covid-19. Foram 1.723.596 e 47.465, respectivamente, segundo o monitoramento da Universidade Johns Hopkins.

Por Metrópoles

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima