Começou a guerra das pesquisas no RN para governo do Estado e Senado

EMAIL

ARQUIVO

A semana foi bastante concorrida com a divulgação de pesquisas no Rio Grande do Norte para o Governo do Estado e o Senado. Houve duas pesquisas, Brasmarket (RN-05235/2022) e Sensatus (RN-02196/2022), que trouxeram números conflitantes para os cenários de governador, senador e até de presidente da República. Não vamos aqui avaliar quem acertou e quem errou. Houve cenários mostrando a vitória de Bolsonaro no RN, como mostrou a Brasmarket, e Rogério Marinho na frente de Carlos Eduardo. Já a Sensatus confirmou que hoje Lula continua na frente no Estado, como outros institutos. Carlos Eduardo liderando também para o Senado.

Recentemente, o Agora RN divulgou pesquisa do Instituto Exatus (RN-00845/2022) que mostrou a governadora Fátima Bezerra liderando a intenção de voto com 38,8% dos votos, seguida por Fábio Dantas com 13%. A Sensatus, esta semana, trouxe Fátima com 39,5% e Fábio Dantas com 15,1%. Já a Brasmarket trouxe o PT com 31,7% e o Solidariedade com 15,1%.

Comparando os três, uma análise da coluna fica com os 38,8% de Fátima e os 13% de Fábio Dantas na Exatus. Também é indiscutível hoje no RN a liderança de Lula folgada sobre Bolsonaro no Estado. No melhor momento do atual presidente, em 2018, ele teve 36,59% dos votos nas urnas potiguares. O PT com Haddad teve 63,41% no segundo turno.

No levantamento junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), houve 13 registros de vários institutos no Rio Grande do Norte até agora. Até hoje, todos mostram a liderança da governadora Fatima Bezerra, mas nenhum no mesmo patamar da vitória do ex-presidente Lula aqui no RN.

Fátima, apesar da liderança, precisa crescer mais e passar dos 40%, como Lula tem 50% em quase todas as pesquisas já registraras em cenários contra Bolsonaro. A oposição também precisa tentar alcançar logo os 25% ou 30% que Bolsonaro tem. Tanto Fátima como Fábio precisar subir para alcançar seus projetos.

EMENDA PIX. Deputados e senadores do Rio Grande do Norte, com exceção de apenas um – o senador Styvenson Valentim (Podemos) –, vão repassar à governadora Fátima Bezerra (PT) e a prefeitos de todas as regiões do Estado uma espécie de “cheque em branco” de quase R$ 59 milhões neste ano, em meio ao processo eleitoral.

TRANSFERÊNCIAS ESPECIAIS. O dinheiro vai chegar à conta do governo do Estado e das prefeituras através das chamadas transferências especiais, modalidade de emenda parlamentar criada em 2019, por decisão do Congresso Nacional, que aprovou uma mudança na Constituição para permitir esse tipo de liberação.

NA HORA, NO CAIXA, SEM BUROCRACIA. Prefeitos e governadores podem gastar a verba como quiserem, sem a necessidade de apresentação de convênios prévios. O dinheiro é liberado sem previsão de como será usado. O acordo de como o dinheiro será utilizado é entre o governador ou prefeito com o parlamentar que faz a destinação. Outra diferença é que o recurso da emenda especial pode ser usado em meio à campanha eleitoral, diferentemente da emenda comum, o que ajuda politicamente os parlamentares, que se beneficiam dos investimentos.

DO LADO CERTO. O pré-candidato ao Senado Carlos Eduardo Alves (PDT), que foi adversário de Fátima Bezerra (PT) na campanha de 2018, passou a usar agora em 2022 o lema da petista naquela eleição. Pelas redes sociais, Carlos Eduardo já se apresenta como o pré-candidato a senador “do lado certo”. Este foi exatamente o nome da coligação que elegeu Fátima há quatro anos.

IRREVERSÍVEL. O deputado Rafael Motta (PSB) disse ontem que sua pré-candidatura ao Senado é “irreversível” e independe do apoio do PT. Perguntado sobre qual será a sua postura caso a governadora Fátima Bezerra (PT) peça para ele desistir de ser candidato, Rafael disse que não acredita que a petista fará isso, mas, se o fizer, segundo ele, levará um “não”.
APOIOS. Rafael Motta declarou, ainda, que tem o apoio de cerca de 25 prefeitos para disputar o Senado.

PLANO ADIADO. A retirada da pré-candidatura de Felipe Alves (União Brasil) a deputado estadual agradou a Fátima Bezerra. É um Alves a menos no entorno da governadora. Pelas redes sociais, o primo Walter Alves (MDB) comentou a decisão de Felipe de “adiar” o plano de ser candidato à Assembleia. “Atitude de quem pensa grande e no futuro. Conte com o nosso apoio. Estamos juntos”, escreveu Walter.

A CANETA FALOU. Pressionado a assumir uma posição clara quanto à disputa eleitoral, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) viu na exoneração de Andréa Ramalho uma forma de manifestar que está alinhado com a oposição. Reservado nas últimas semanas, sem dar entrevistas políticas, o prefeito “falou” pelo Diário Oficial. Novas demissões de pessoas ligadas ao pré-candidato ao Senado Carlos Eduardo Alves (PDT) são aguardadas para os próximos dias.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top