O Nordeste do Brasil pode esperar um início de 2025 mais úmido do que o habitual, segundo a mais recente previsão da NOAA (Agência Atmosférica Americana). A expectativa é de que os volumes de chuva fiquem até 200 milímetros acima da média histórica em áreas do interior, como o Maranhão, o Piauí e parte da Bahia, trazendo esperança para agricultores e moradores dessas regiões.
No Sertão da Paraíba, a previsão também é otimista. Municípios no Vale do Piancó, no setor sudoeste do Sertão, podem receber até 100 milímetros a mais do que o esperado para a época. Para as demais regiões do Estado, incluindo Cariri, Agreste, Brejo e Litoral, os volumes extras devem variar em torno de 80 milímetros.
Antes mesmo do ano novo, o clima já começa a dar sinais de mudança. Chuvas estão previstas para este domingo, 15 de dezembro, em algumas partes do Sertão paraibano, indicando o início de um período promissor.
O aumento das chuvas no início do ano é uma boa notícia para as áreas que dependem do abastecimento hídrico e da agricultura, setores fortemente impactados pelos períodos de seca prolongada. As expectativas são altas para que esse cenário contribua para aliviar os desafios enfrentados pelas populações da região.
Por Folha Patoense