Céu está mais laranja em Natal? Meteorologista explica motivos para mudança de cor

EMAIL

O céu em Natal tem tido tons mais laranjas e vermelhos nos últimos dias. A mudança das cores, sobretudo no pôr do sol, tem chamado a atenção de quem costuma desfrutar esse momento no dia a dia – seja registrando em fotos ou apenas na memória.

E há um motivo para que esse fenômeno ocorra. De acordo com o meteorologista Cláudio Moisés Santos e Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a mudança nas cores tem relação com ondas de “poeira” e “fuligem” que são oriundas da África.

“Tem uma grande quantidade de material particulado que vem da África, normalmente associado ao processo de queima das florestas tropicais. Essa quantidade de material vem através da circulação de grandes escalas da atmosfera e chega aqui à região”, explicou o meteorologista.

Segundo o professor do departamento de Meteorologia da UFRN, é mais comum que esse material chegue até a Amazônia, mas “eventualmente também chega à costa do Ceará, do Maranhão e do Rio Grande do Norte”.

O meteorologista também explica que há um motivo para que a presença dessa “poeira” vinda da África mude as cores do céu.

“Essa quantidade de matéria, poeira, fuligem, basicamente, filtra os comprimentos de onda no espectro azul e deixa passar os comprimentos de onda no espectro vermelho e alaranjado. Com isso, nós temos esse tipo de fenômeno que nós observamos nos últimos dias”, afirmou.

Por G1RN

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima