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Carnatal alcançou público de 100 mil pessoas e movimentou R$ 100 milhões

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Sensação de pertencimento, repercussão nacional, público de vários estados do Brasil e crescimento em movimentação econômica e de público. A 33ª edição do Carnatal foi um sucesso e atingiu todas as expectativas, na avaliação dos diretores da micareta, que pelos números prévios divulgados pela diretoria à TN, registrou 110 mil pessoas nos blocos e camarotes e movimentação de mais de R$ 100 milhões em Natal. Para o ano que vem, a data da próxima edição já está confirmada: de 5 a 7 de dezembro.

Segundo a direção do Carnatal, os números prévios apontam um crescimento de 35 a 40% no público neste ano em relação à última edição e um crescimento de 84 milhões para R$ 100 milhões na movimentação financeira. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomercio) deve lançar resultado de uma pesquisa nos próximos meses, com expectativa de números maiores. O evento contou com cobertura especial do Sistema Tribuna de Comunicação.

Na avaliação do sócio-diretor do Carnatal, Felinto Filho, a edição deste ano reforçou o potencial do evento e mostrou para o Brasil a força da marca, registrando mais uma vez presença de foliões de vários estados e lugares do país. “Um ponto importante é a nacionalização da percepção do Carnatal e talvez, juntando isso com Natal sendo um destino turístico, talvez seja o ponto mais significativo. Não é fácil calendarizar e pontuar nacionalmente um dia para percepção de todos. O Carnatal é isso. Ao nacionalizar essa percepção, incrementamos muito a chance de aumento de fluxo turístico, outro perfil com boa margem de crescimento”, explica.

Ao todo, o Carnatal teve três atrações por noite nos camarotes e 9 blocos, três por dia, e atrações locais e nacionais, como Bell Marques, Anitta, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Léo Santana, Xand Avião, Wesley Safadão, Nattan, Durval Lélys, Banda Grafith, entre outros nomes. Uma das novidades neste ano foi o Largo dos Reis, espaço gratuito que fez referência à antiga “pipoca” no Carnatal, que agradou os foliões que se inscreveram para curtir a micareta. O espaço contava com duas atrações por noite.

“Essa 33ª edição foi espetacular, além de ter sido a maior de todas em nível de quantidade de público efetivo, tivemos muitos movimentos disruptivos, como a reinserção da Pipoca no Largo dos Reis. Fizemos de uma maneira linda nessa edição para validarmos e termos segurança operacional, o que é importantíssimo num evento dessa magnitude. Para o ano que vem vamos tentar replicar para colocar mais gente. O modelo está aprovado. Outra coisa importante: todos os produtos tiveram upgrade significativo de público em relação à última edição, o que mostra uma consolidação de vários movimentos de parte da sociedade, entre novatos e retorno de pessoas que há décadas não iam ao evento, o que mostra uma recuperação do Carnatal e uma oportunidade de crescimento”, explica, acrescenta Felinto Filho.

Para 2025, Felinto aponta que as datas já estão escolhidas e o trabalho para a próxima edição já está sendo iniciado. Prova disso é que seis grandes operadoras de turismo vieram a Natal, com todas as despesas pagas, para conhecer a micareta, a organização e as festividades, com o intuito de trazer mais foliões para a capital potiguar em 2025.

“As marcas nacionais estão de volta e satisfeitas, com ações de alta repercussão. Tivemos celebridades do mundo digital repostando o Carnatal, gerando uma sensação de pertencimento para todos. Isso não é bom só para o Carnatal, mas para o natalense, para o potiguar, para a indústria, comércio, pessoas e para o destino turístico”, acrescenta.

Marketing e parcerias foram diferenciais

Para atingir os resultados em 2024, o Carnatal apostou em parcerias e marcas locais e nacionais para gerar um mix de experiências para os foliões. Segundo Antônio Torres, diretor de marketing do evento, foram pelo menos 20 marcas e diversas ativações realizadas ao longo de toda a micareta.

“Foram ativações desde experiência com o cliente a produtos digitais, tivemos em nossa transmissão no Youtube quase meio milhão de views, tivemos 22 milhões de views nos conteúdos postados nas redes do Carnatal, o que é um número expressivo, com mais de 2,3 milhões de contas alcançadas”, acrescenta.

Um dos pontos iniciais, segundo Antônio, foi uma conversa com foliões “olho no olho” antes do evento, com o intuito de potencializar a micareta e melhorar a festividade. “Foi um ponto de partida inicial que culminou até esse grande sucesso. Foram várias ações em que tivemos o foco no folião, nessa virada de chave, de trazer esse orgulho do potiguar de ter um evento dessa magnitude aqui na cidade, produzido por gente do RN. Foram várias ações com entidades, entes públicos. Movimentamos essa cadeia produtiva, turismo, comércio, fomos destaque não só no Brasil, mas fora dele”, explica.

Ainda segundo ele, outras ações realizadas impactaram positivamente no Carnatal, como a realização de um documentário sobre a micareta, ações de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), além de ativações junto às marcas parceiras.

“Tivemos ações de ESG, com reciclagem de todas as dunas em que se tornarão estojos escolares para serem distribuídos na rede municipal de ensino de Natal, com o projeto Carnatal nas Escolas. Tivemos o Corredor da Folia e maior parte da iluminação vindo através de um parque solar, além da questão da governança em si, com nutricionista acompanhando suplementação dos colaboradores durante os três dias de evento”, acrescenta.

Hotelaria e restaurantes elogiam micareta

Com a micareta trazendo mais de 100 mil pessoas para Natal, o setor de hotelaria e restaurantes do Estado comemorou os resultados do Carnatal e apontou que o evento impacta diretamente no segmento.

“Inicialmente é de que o balanço foi muito bom. Tivemos uma boa ocupação na hotelaria, com muitos hotéis com 100% de ocupação, 80, 70%. Hotéis menores todos cheios e lotados e perguntando aos outros se tinham apartamentos. Isso significa que foi bom para o setor de turismo e somente nesse segmento, movimenta 52 setores. Não falo isso só do Carnatal, mas nosso destino precisa de mais eventos desse porte no primeiro semestre. Eventos grandes que trazem muitas pessoas, turistas, compradores que deixam dinheiro na nossa economia por livre espontânea vontade”, explica Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do RN (ABIH-RN).

“Estamos vindo de uma parceria junto com o pessoal do Carnatal e tivemos uma propaganda dos nossos bares e restaurantes associados, informando sobre os locais que aconteciam eventos, e com certeza o Carnatal movimentou bastante a cidade, até porque esse ano o evento foi maior, bem organizado”, aponta Paolo Passariello, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN.

Por Tribuna do Norte

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