Butantan alertou o governo sobre escassez de IFA, revelam documentos enviados à CPI

EMAIL

ARQUIVO

O Instituto Butantan alertou ao Ministério da Saúde sobre atrasos na entrega de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) em fevereiro deste ano. Em ofício encaminhado à pasta federal, o instituto informa que o carregamento previsto para janeiro só tinha chegado naquele mês.

O documento, ao qual o Metrópoles teve acesso, faz parte de um pacote entregue à CPI da Covid. O texto indica ainda que, naquela época, o governo já estava ciente de que faltaria matéria-prima para a fabricação da Coronavac e da vacina da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

Em outro ofício, de 15 de abril, o Butantan volta a fazer o alerta de que a escassez de insumos poderia impactar o Plano Nacional de Imunizações (PNI). Nesse documento, o instituto pede à União ajuda junto ao governo chinês.

O atraso e a redução na previsão de entrega de IFAs foram acentuados no fim de abril. Sem o ingrediente, a produção das duas vacinas está paralisada no país.

Já no primeiro documento em que relata atraso da chegada do material, o Instituto Butantan destaca que a questão também envolve a Fiocruz e afirma que tem feito esforços em contato com a Embaixada da China para “debelar o problema”.

No segundo ofício, a instituição paulista volta a dizer que houve contato com a embaixada e que o atraso afeta, de forma significativa, a entrega de vacina em momento “particularmente crítico”.

“Solicitamos empenho do V. Ministério e, eventualmente, do Ministério das Relações Exteriores, para que sejam feitas gestões junto ao governo chinês para debelar a questão”, diz texto assinado pelo diretor do instituto, Dimas Covas.

Por Metrópoles

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima