O incêndio que atingiu parte da estrutura da 30ª Conferência das Partes (COP30), nesta quinta-feira (20), foi controlado em apenas seis minutos, segundo o Corpo de Bombeiros do Pará. O incêndio ocorreu na zona azul, na área chamada de Pavilhão dos Países e teve início por volta das 14h.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que a retirada total de pessoas é parte do protocolo padrão para incêndios e comunicou que a organização da COP vai dar um parecer sobre a retomada das negociações.
Sabino ainda afirmou que um incêndio pode ocorrer em qualquer lugar que sedia um grande evento como a COP:”Não é porque é em Belém… Esse princípio de incêndio poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra. A população de Belém já não está aguentando mais esse tipo de preconceito”, falou.
O Corpo de bombeiros suspeita de que o fogo tenha começado em um equipamento eletrônico, possivelmente um forno de micro-ondas instalado em um dos estandes da zona.
Segundo a corporação, 56 bombeiros atuaram diretamente na resposta ao incidente, além de uma equipe externa posicionada com um carro de combate. Foram utilizados 244 extintores de incêndio, além do acionamento de uma mangueira instalada no local.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o exato momento em que as chamas se espalham no local. No momento acontecia uma palestra no stand da Comunidade da África Oriental quando é possível notar o fogo se alastrando próximo do local.
Por BNews Natal











