A Polícia Civil e a Polícia Militar realizam, nesta terça-feira (28), uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, na zona Norte do Rio de Janeiro, com objetivo de frear avanços territoriais do CV (Comando Vermelho) e prender lideranças criminosas.
Imagens mostram uma verdadeira “zona de guerra” nas áreas onde ocorrem os confrontos. Em alguns vídeos, é possível ver locais com a presença de chamas e com muita fumaça. Além disso, são ouvidos disparos de armas de fogo ao fundo dos registros.
Drones foram usados por criminosos para o lançamento de granadas.
Traficantes usaram drones para lançar bombas em retaliação a megaoperação no Rio de Janeiro com 2,5 mil policiais civis e militares realizada nos complexos do Alemão e da Penha para tentar prender integrantes do Comando Vermelho (CV). O drone arremessava bombas na região do… pic.twitter.com/T10gk84mbf
— InfoMoney (@infomoney) October 28, 2025
Objetivo da Operação Contenção
A ação, batizada de Operação Contenção, faz parte de uma iniciativa do Governo do Estado para combater a expansão territorial do CV (Comando Vermelho) e prender lideranças criminosas que atuam no Rio e em outros estados.
Os policiais tentam cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes do CV — entre os alvos, 30 são de outros estados, com destaque para membros da facção no Pará, que estariam escondidos nessas regiões.
Até a última atualização, 25 pessoas já tinham sido presas. Dois suspeitos baleados estão sob custódia no Hospital da Penha. Além disso, dois suspeitos da Bahia foram mortos no confronto.
Ainda durante a operação, três moradores vítimas de bala perdida foram socorridos ao Hospital Getúlio Vargas.
Um policial do Bope foi baleado de raspão na perna durante uma incursão na área de mata do Complexo do Alemão. O delegado Bernardo Leal, da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), também foi atingido por um tiro na perna durante a operação. Segundo informações da corporação, ele está bem e fora de risco.
Por CNN Brasil











