O ex-ministro Mangabeira Unger disse que o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro são “sócios na mesma escuridão”. “O governo está perdido e qual é a alternativa? A alternativa é um trumpismo brasileiro? Bolsonaro e os bolsonaristas tiveram no poder. O que é que fizeram para organizar o capitalismo popular? O que é que fizeram para tirar a maioria dos trabalhadores dessa fragilidade que eu descrevi? O que é que fizeram para a renovar qualitativamente o ensino brasileiro? Nada. Bolsonaro e Lula são sócios na mesma escuridão”, disse em entrevista à CNN.
“E não por serem mal intencionados, eu conheço ambos, eu acho que ambos genuinamente gostariam de fazer melhor, mas eles também são vítimas das ideias e das práticas dominantes”, declarou. Como ex-membro do governo, ele diz que a alternativa na política brasileira é uma “terceira via”, descartando Lula e Bolsonaro. Ele defendeu que a alternativa a ser construída tenha não somente apoiadores desses polos, mas pessoas ao centro.
auto skip
“No meio dessa confusão, no meio dessas escuridão, nós temos que tentar acender as luzes e construir uma alternativa produtivista e capacitadora que afirme a primazia dos interesses da produção e do trabalho sobre o financismo, de um lado, e a pobreza de outro lado”, afirmou.