Bebeu demais? Veja como aliviar a ressaca para curtir o Carnaval

EMAIL

ARQUIVO

O Carnaval está chegando e é difícil encontrar um folião que nunca bebeu demais logo no primeiro dia e acabou perdendo parte da folia.

Ao ingerir muita bebida alcoólica é comum ter, no dia seguinte, a famosa ressaca, com sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, enjoo, indisposição, sensibilidade à luz ou ao som e muita sede.

A ressaca nada mais é do que um desequilíbrio metabólico causado pelo alto consumo de bebidas alcoólicas e que resulta em sintomas físicos e também mentais. A intensidade e a quantidade dos sintomas variam de pessoa para pessoa.

“O processo de desintoxicação do álcool varia, mas em média, o corpo leva cerca de uma hora para metabolizar uma dose padrão de álcool. Portanto, o tempo total dependerá da quantidade consumida”, explica Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A má notícia é que não há nenhum remédio específico ou uma receita que cure a ressaca ou que faça o corpo acelerar o metabolismo do etanol.

O que há são medicamentos, como analgésicos, que aliviam alguns dos sintomas. Além disso, ingerir sucos, água, água-de-coco e isotônicos ajudam a repor água, sais minerais e vitaminas perdidos.

“Esses sintomas são sentidos principalmente no dia seguinte, mas podem iniciar de 6 a 8 horas após a ingestão da bebida. A ressaca acontece devido à toxicidade provocada no organismo pelo álcool e o composto acetaldeído gerado pela metabolização do álcool, sendo este o maior responsável pelos sintomas”, acrescenta a nutricionista Taís Miotto.

Segundo os especialistas, além de controlar a ingestão de álcool, há algumas dicas que ajudam a evitar a ressaca para conseguir curtir todos os dias de festa. As dicas são:

  • Comer bem antes de beber;
  • Intercalar a ingestão de bebida alcoólica com água;
  • Ingerir uma colher de azeite extravirgem antes de beber; o azeite vai proteger o fígado.

Veja 7 dicas para curar a ressaca

  • Beba muita água – manter a hidratação ajuda na eliminação das toxinas e na recuperação da desidratação causada pelo álcool. Na água, pode-se colocar rodelas de gengibre, pois ele ajuda a aliviar as náuseas;
  • Evite ficar de jejum, mesmo com enjoo. Coma pouco, mas não deixe de se alimentar;
  • Opte por refeições leves como frutas (dê preferência para melancia, melão e banana), legumes, torradas, ovos, iogurte, carnes grelhadas. Evitar consumo de alimentos gordurosos e dos industrializados (macarrão instantâneo, salgadinhos processados, refrigerantes, sucos artificiais, doces, frituras);
  • Não consuma mais álcool, a frase “tome mais álcool para curar ressaca” é mentira;
  • Repouse – com o descanso o corpo gasta energia somente para a recuperação;
  • Aspirina ou outro analgésico podem ajudar no combate à dor de cabeça;
  • Antiácidos também ajudam caso seu estômago apresente sinais de irritação.

Por CNN Brasil

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top