É impressionante pensar que não há muito tempo as pessoas não tinham redes sociais para se conectar e hoje em dia o que não falta são opções para os usuários. Nesse sentido, cada dia surge uma nova. Algumas delas vêm totalmente do nada, mas outras são pensadas por criadores que já têm uma uma rede social de sucesso.
Um exemplo disso é o Artifact. Esse novo aplicativo foi desenvolvido por Kevin Systrom e Mike Krieger, cofundadores do Instagram. Agora, a rede social não tem mais lista de espera para que usuários possam usá-la. Ela foi oficialmente lançada tanto para iOS como para Android.
O anúncio oficial do lançamento dessa nova rede social foi feito por Systrom através do seu Twitter. Para quem ainda está perdido sobre o que é a Artifact e como ela funcionará, ela é um feed de notícias personalizado que através de um aprendizado de máquina consegue entender os gostos e interesses dos usuários e fazer com que eles se tornem prioridade na tela.
Além disso, a rede social também consegue filtrar artigos e notícias com temas mais nichados ainda. Na Artifact, o usuário também tem uma interação com seus amigos tanto de maneira pública como privada.
Como atualmente existem várias plataformas disponíveis para os usuários é quase impossível que uma rede social não seja comparada com alguma outra já existente. No caso da Artifact, ela foi comparada com o TikTok, mas no formato de texto. Isso porque ela também usa o algoritmo para melhorar a experiência do usuário.
No lançamento da Artifact, Systrom postou um vídeo em que foi possível ver que novos recursos foram adicionados ao aplicativo. Agora, é possível verificar se determinado artigo é ou não popular, contudo, a plataforma não foca em mostrar para o usuário quem está lendo e nem em distribuir esse mesmo conteúdo para o feed do usuário, como é visto no Twitter.
E assim como na maior parte das redes sociais, no Artifact também é possível que os usuários deixem comentários nos posts e compartilhem os conteúdos. O diferencial dele é o seu foco, que é o texto.
Além disso, o app da rede social também tem um recurso de estatísticas que vê as categorias mais lidas pelo usuário e os editores que ele prefere. O usuário também tem a possibilidade de mostrar o quando não gosta de um determinado artigo ou editor, com isso, o app irá mostrar menos do material. Também é possível bloquear a pessoa que escreveu determinado artigo, notícia, ou até mesmo um veículo de informação como um todo.
Um ponto importante do Artifact é que ele destaca que somente editoras e veículos de qualidade serão colocados no “cardápio” da rede social. E as categorias têm que se enquadrar em critérios de integridade para conseguir mais espaço na plataforma, como por exemplo, a verificação de dados e processos de correções e transparência.
Rede social
Um dos objetivos da plataforma é conseguir furar as bolhas. Isso porque várias notícias de um mesmo assunto poderão ser apresentadas ao usuário, mas com manchetes e análises diferentes.
Até o momento, de acordo com o Olhar Digital, somente veículos internacionais estão disponíveis no Artifact e a rede social como um todo está disponível somente em inglês.
Essa rede social tinha sido anunciada em janeiro e precisava de um convite, que tinha lista de espera para ser usado. Isso fez com que uma demanda inicial pela rede fosse gerada. De acordo com a empresa, a lista de espera tinha aproximadamente 160 mil inscrições. Contudo, agora o aplicativo já está disponível para todos.
Por Olhar digital