O procurador-geral da República, Augusto Aras, se reuniu na última quarta-feira, 24, com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e com a cúpula das Forças Armadas.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, o encontro de Aras com o comando das Forças Armadas teve como finalidade a discussão do papel das instituições. A reunião teve duração de uma hora e foi realizada no Ministério da Defesa.
Também participaram do encontro o comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, o comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior.
O compromisso aconteceu um dia depois da audiência de Paulo Sérgio Nogueira com Alexandre de Moraes, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Corte eleitoral, o integrante do governo foi recebido para tratar da colaboração dos militares no pleito deste ano.
O Ministério da Defesa e representantes das Forças Armadas fazem parte da comissão externa que faz a inspeção dos equipamentos da urna eletrônica. Os militares vêm reivindicando nos últimos meses maior participação no esforço de transparência eleitoral.
As principais reivindicações do Ministério da Defesa para a eleição deste ano são a realização de um novo teste público de segurança, a promoção de um teste de integridade com a participação de eleitores e a auditoria independente da totalização dos votos.
Por Revista Oeste